sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Libertadores e a elitização do público

Anteontem, ganhamos pela terceira vez a Copa do Brasil, e essa nos leva à Libertadores 2010, ano do centenário. Quando pensamos na nossa última participação no torneio, vem à mente o vandalismo nas arquibancadas do Pacaembu, quando perdemos para o River Plate e fomos eliminados daquela edição do torneio. Pode ser um dos motivos para o preço mais barato dos ingressos ser de 80 reais.
Mas, quando paramos pra pensar no salário médio brasileiro, isso é um absurdo de caro. A elitização é um processo natural, mas no Brasil ainda não é hora. Se pensarmos que em São Paulo o salário mínimo é 505 reais, e um torcedor que vá a todos os jogos em casa gaste 560 reais tirando passagem de ônibus ou seja lá o que for, implica que esse torcedor não compre comida nem nada durante 2 meses.
Outro motivo para o aumento abusivo das entradas é a promoção do Fiel Torcedor, já que só torcedores associados poderão adquirir os carnês. Eu acredito que isso seja um tiro no pé, visto que vai gerar protestos por parte de muitos. Mas vai aumentar significativamente o número de sócios. Agora, cobrar 80 reais pra sentar no cimento frio, sem encosto e sem cobertura, é um verdadeiro assalto a mão armada. Devíamos seguir o exemplo da Copa do Brasil 2008, onde os ingressos variavam de 10 a 50 reais, em entradas inteiras, e sempre tinha estádio lotado.
Será possível que o clube do povo seja o primeiro a largar o povo na sarjeta?

Um comentário:

Unknown disse...

curti o ponto de vista
e viva o coringão \o/