sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quem é torcedor?

Nos últimos dias, Ronaldo apareceu no Bem, Amigos do SoprTV, e disse que a torcida do Corinthians é a maior do Brasil. Afirmação posta em dúvida pelo senhor Kléber Leite, do Flamengo, que disse que o craque estava errado. E essa questão ganhou espaço na comunidade democrática do Corinthians (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87597753), na qual se mostrou uma pesquisa de 2.004 que foi feita apenas com pessoas que gostam de futebol.
Esse critério gerou por lá um impasse entre nós, e o que foi colocado por mim posto a seguir:Torcedor que fala que torce e não sabe o nome do goleiro não é torcedor, e sim simpatizante. Ouso dizer que quem compra produtos do time piratas também não é torcedor. Torcedor é aquele que entende seu papel na equipe que ele torce, ou seja, que tem a consciência de que, mesmo que o original seja mais caro, ou que para comprar entradas na bilheteria se tenha que pegar fila, isso tira dinheiro do time. Essa pesquisa é mais refinada, mas na minha opinião, ainda não é a pesquisa definitiva. Devia-se perguntar além do que foi perguntado:
1) Você consome produtos piratas do time?
2) Você compra entradas na mão de cambistas?
E se a resposta fosse afirmativa, o "torcedor" deveria ser excluído do resultado da pesquisa.
Outro fator, na minha opinião, para se dizer se alguém é torcedor ou não é saber se ele causa tumultos quando vai ao estádio, por exemplo, invadir o gramado. Esse cidadão não é torcedor, pois não tem ideia de que pode prejudicar o time. Então. a outra pergunta deveria ser:
3) Você causa tumultos quando vai ao estádio?
E se a resposta fosse afirmativa, o cidadão deveria ser excluído do resultado final da pesquisa.
Espero que vocês concordem, e se não concordarem, convido-os a participar da Comunidade e a dar seus palpites aqui nos comentários.

Nenhum comentário: